domingo, 2 de novembro de 2014

PREVENINDO INFECÇÕES RELACIONADAS A FAV

PREVENINDO INFECÇÕES RELACIONADAS A FISTULA ARTÉRIO VENOSA
Ac. Enfermagem 10º Graduação URI  
RIECHEL, Bruna
 Para que a hemodiálise seja efetivada, é imprescindível a realização de uma fístula arteriovenosa (FAV) ou que seja implantado um cateter permanente. As FAV são as que mais se aproximam de um acesso ideal para a hemodiálise (NEVES JUNIOR, 2011). Elas permitem um contato da circulação do paciente com a máquina de diálise. Logo, é necessário que este acesso seja pérvio e com ausência de infecções para que o processo de diálise ocorra sem intercorrências. Além disso, esses cuidados garantem que o fluxo sanguíneo seja bom e previne tromboses no membro (MANIVA; FREITAS, 2010). O usuário, a equipe de enfermagem e a família devem ficar atentos aos sinais de inflamação e infecção, para que estes possam ser rapidamente comunicados ao médico responsável. A higienização do braço da FAV é uma rotina nas unidades renais e este procedimento deve ser realizado antes da sessão dialítica.

             CUIDADOS: 


A higienização deve ser executada com sabão antisséptico, pois, este remove as sujidades e consequentemente diminui a carga microbiana (BOBSIN, 2009).
 • A higiene deve ser realizada com água corrente. • É importante salientar que o uso de soluções alcoólicas, sem a aplicação da água, não remove as sujidades, apenas diminui a carga microbiana (BOBSIN, 2009).