Ou Lesão Renal Crônica, é a perda gradual e irreversível da função renal. Tem como principais causas a Diabette Melittus e a hipertensão arterial. Se não for tratada , a IRC é fatal. Entre outras causas estão:
- Infecções;
- Anomalias congênitas (rim policístico);
- Doenças Obstrutivas (cálculos renais, tumores);
- Uso prolongado de substâncias nefrotóxicas;
- Glomerulopatias;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
SINAIS E SINTOMAS:
- Hipervolemia;
- Distúrbios eletrolíticos;
- Acidose Metabólica;
- Dor muscular;
- Dor óssea;
- Fraturas.
COMPLICAÇÕES:
- Anemia
- Neuropatia periférica
- Complicações cardiopulmonares (edema agudo de pulmão, arritmias, Acidente Vascular Cerebral Isquêmico e hemorrágico)
- Complicações Gastrintestinais (úlceras, hemorragias)
- Defeitos esqueléticos
- Fraturas prolongadas.
DIAGNÓSTICO CLÍNICO:
- Alterações da micção: polaciúria (aumento da frequência miccional, com eliminação de pequenos volumes de urina); urgência miccional (necessidade imperiosa de urinar), disúria ( dor à micção nos casos de infecção); noctúria (predomínio da diurese noturna, muito comum na IRC) e a incontinência urinária (liberação involuntária da urina);
- Alterações do volume urinário: o volume urinário em 24 horas, no adulto, é de 700 a 2.000ml. Quando a diurese nas 24 horas é inferior a 400ml, podemos supor que há um comprometimento funcional do rim. São eles as alterações: oligúria (volume igual ou inferior a 400 ml/dia); poliúria (volume igual ou superior a 2.500 ml/dia); anúria (volume igual ou inferior a 100 ml/dia).
- Cor da urina: pode variar desde amarelo-clara até amarelo-escura, porém, nem toda alteração de cor é indício de enfermidade. A urina turva é associada a infecções (em razão de aumento do número de leucócitos e de bactérias), e a hematúria indica presença de sangue na urina e está associada a doença do trato urinário como nefrites e cálculos.
- Dor renal: costuma-se situar-se no flanco ou na região lombar e pode irradiar-se para região anterior. A dor ocorre por distensão da cápsula renal e geralmente se deve a um aumento brusco do volume renal ou a algum processo inflamatório.
- Fonte: google imagens
- Edema: comumente percebido nos membros inferiores e implica no excesso de sal e água no organismo.
- Fonte: google imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário